Imperatriz

Quinta-feira Santa tem celebrações marcantes para católicos

As celebrações relembram os últimos atos de Jesus, antes de sofrer, ser crucificado e morte na cruz.

Maranhão  Notícias

IMPERATRIZ – A Quinta-feira Santa(6) foi de celebrações marcantes para os católicos que reviveram os últmos momentos de Jesus, antes de ser entregue aos judeus para o calvário e morte na cruz. Na Diocese de Imperatriz, que integra o Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), duas paróquias inovaram com a  realização da “Procissão do Encontro” na quarta-feira.

Como ocorre todos os anos, o bispo dioceseano dom Vilson Basso presidiu a Missa dos Santos Óleos, ou Missa do Crisma, na catedral de Nossa Senhora de Fátima com a co-celebração de todo o clero.

Na Missa Crisma são abençoados grandes vasilhas com o óleo que será usado durante todo o ano nas celebrações do Crima entre outras. O ponto alto dessa celebração foi é a renovação das promessas sacerdotais feitas no dia de sua ordenação diante do bispo.

“(..). E também ocorreu a benção dos óleos dos catecúmenos e dos enfermos na qual se consagra o óleo do Santo Crisma (Santos Óleos). Esses Santos Óleos serão utilizados nas paróquias para os sacramentos do Batismo, Crisma, Ordem e Unção dos Enfermos”, diz postagem da Diocese de Imperatriz nas redes sociais.

“Este é um momento muito importante, emocionante, mas temos que ter o pé no chão. É quando nos comprometemos a seguir as ordens de nossos superiores e continuar nossa missão com a Igreja e com nosso povo”, disse o padre Ribamar Vieira, pároco da igreja de Samto Antonio, no bairro Nova Imperatriz. 

No periodo da noite as paróquias celebraram uma Missa especial, também, com muitos significados para os cristãos católicos.  Os destaques da Missa foram a celebração da Santa Ceia do Senhor e o Lavapés, dois importantes passagens biblias nas quais Jesus participa, horas antes de ser entregue aos judeus para sofrer carregando uma cruz e ser crucificado e morto para ressucitar tres dias depois no Domingo de Páscoa.

Padre Ribamar Vieira disse que na Missa o sacerdote repete os gestos de Jesus, lavando os pés de seus discipulos. Na celebração, padre Ribamar lavou os pés de fieis. Outra curiosidade da Missa de Quinta-feira Santa foi que esta não teve encerraemento como nas demais durante o ano. Em vez de “Vão paz e o Senhor vos acompanhe”, o padre seguiu para um local ao lado do altar onde deu início a Vigilia Pascoal.  “Hoje começou, com esta Santa Missa, o Triduo Pascal que termina no Sábado de Aleluia”, complementou padre Ribamar.   

Nesta sexta-feira algumas paróquias vão encenar a Paixão de Cristo, outras manterão apenas a Vigilia que tem como ponto alto às 15h, horário que segundo a Biblia Jesus morreu na cruz.

Procissão do Encontro

Na última quarta-feira a Paróquia de São Francisco realizou a”Procissão do Encontro” iniciada em 2019. Esta procissão saiu da paróquia de São Francisco até a Igreja Menino Jesus de Praga, onde se encerra e representa o encontro entre Jesus e sua mãe, Maria. 

Neste ano, pela primeira vez, a catedral de Nossa Ssenhora de Fátima realizou a “Procissão do Encontro” que percorreu ruas do Centro nos arredores da catedral.

(Fotos: Maranhão Notícias e Pascom da Catedral de N.S. Fátima).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *