Imperatriz

Semana Nacional de Trânsito alerta sobre medidas que podem evitar acidentes

Realizada no anfiteatro da Escola Paulo Freire, a abertura da semana foi bastante concorrida com a presença de autoridades.

Maranhão Notícias

IMPERATRIZ – Com o objetivo de conscientizar a sociedade pela criação de ambiente favorável a valorização da vida, desenvolvimento de valores e obediência às leis de trânsito, foi aberta oficialmente nessa segunda-feira(18), a Semana Nacional de Trânsito no município de Imperatriz. O tema deste ano é “No trânsito, escolha a vida”.

Conforme o cronograma do Conselho Nacional de Trânsito, a programação da Semana vai do dia 18 ao dia 25 de setembro, mas no caso de Imperatriz, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), estenderá até o dia 29 em razão da grande demanda de atividades.

A programação inclui palestras em estabelecimentos de ensino e empresas e uma blitz na Avenida Dorgival Pinheiro entre outros.

As atividades têm o apoio do Departamento Estadual de Trânsito e da empresa VLI Logistica.

Durante a solenidade de abertura, o prefeito Assis Ramos ressaltou que a Semana Nacional de Trânsito traz um alerta sobre a importância da educação para a redução de acidentes em ruas e avenidas. A educação, segundo ele, é ponto fundamental para a transformação da sociedade e a redução no número de sinistros. Segundo ele, houve uma redução de 30% nos acidentes de trânsito em Imperatriz, mas não detalhou sobre os dados que apresentou.

“Sabemos que diminuiu 30% o índice de acidentes em Imperatriz e a vontade nossa é que esse número de acidentes diminua mais ainda e isso só acontece com ações desta natureza, não só com a fiscalização de agentes e o videomonitoramento, mas com a Educação. Só com a Educação vamos fazer com que nosso povo perceba que é importante obedecer às regras de trânsito”, conclui Assis.

A coordenadora do Departamento de Educação para o Trânsito, Terezinha Miranda disse durante o evento que um dos pontos fundamentais para a redução de acidentes de trânsito é a ampliação da municipalização do trânsito.

“Nosso foco é educar, agora eu queria alertar a questão dos acidentes. As pessoas falam muito dos acidentes, mas hoje temos no Brasil 5.568 municípios onde apenas 22% tem o trânsito municipalizado e no Maranhão dos 217 municípios apenas 51 tem trânsito municipalizado e muitos deles não fazem a educação para o trânsito no cotidiano” observou a coordenadora. Segundo ela, nos municípios sem trânsito municipalizado, as ações costumam ser de forma esporádica no “Maio Amarelo” e na “Semana Nacional de Trânsito”, quando o ideal seria o ano inteiro, como faz o Município de Imperatriz.

(Foto: Edmara Silva-Ascom Prefeitura de Imperatriz).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *