Imperatriz

Sobe número de famílias desabrigadas pela enchente do Rio Tocantins, em Imperatriz

De acordo com levantamentos informados neste sábado(1º), pela Defesa Civil, entre 350 e 400 pessoas foram desabrigadas até agora pela cheia do rio.

Maranhão Notícias

IMPERATRIZ – Com as chuvas das últimas 24 horas em Imperatriz e na região das cabeceiras, o Rio Tocantins subiu, em 35 centímetros, o nível de suas águas nas últimas 24 horas e fez aumentar o número de famílias expulsas de casa pela enchente. A Superintendência Municipal da Defesa Civil informou que há um plano de contingência pronto para ser executado em caso de necessidade.

Segundo o superintendente municipal da Defesa Civil, Joseano Galvão, o número subiu para 86 famílias desabrigadas e 30 desalojadas, quando vão para casa de parentes. Ainda há famílias que não resistem para não sair das moradias alagadas. No total, a média, de pessoas desabrigadas e desalojadas chega a 350 a 400 pessoas.

“Devido as chuvas tivemos uma elevação de quinhentos a setecentos metros por segundo. Então temos hoje uma vazão, em média, de  quinze mil e quinhentos a quinze mil e seiscentos metros por segundo, o que originou essa elevação de dez a quinze centímetros de hoje e tivemos algumas famílias atingidas devido a essa elevação(…)”, disse o superintendente.

As novas famílias desabrigadas foram levadas para os quatro abrigos mantidos pela Prefeitura de Imperatriz.  A novidade é que o Governo do Estado cedeu uma escola ao município para ser transformada em abrigo caso mais famílias ribeirinhas sejam expulsas de casa. Com isso, chega a cinco o número de abrigos aos desabrigados.

Fiscalização

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros continuam com trabalho de acompanhamento do rio e da situação das famílias que moram em áreas de risco para alagamentos ou para outros infortúnios ligados as chuvas. Embora o foco do trabalho seja os ribeirinhos, equipes da Defesa Civil, também, visitam áreas de risco como moradores das margens de riachos que cortam a cidade. Devidos as chuvas recentes, os riachos encheram e por pouco não transbordaram, o que causou preocupação para essas famílias.

(Equipe da Defesa Civil em trabalho neste primeiro dia do ano. Foto: Defesa Civil- Divulgação redes sociais).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *